SE O SISTEMA ESPALHOU O CORONAVÍRUS, SE DEU MAL: O TIRO SAIU PELA CULATRA!

“Médicos da revolução” – Brigada Médica Cubana que chegou à Itália dia 22/3 (foto: Alexandre Meneghini, REUTERS)

27 mar

Publicado por ivinternacional

Divulgamos, abaixo, Resolução do BLA, da IV Internacional Posadista, como um importante instrumento pra entender o que também está ocorrendo no Brasil, com o completo desgoverno “chefiado” por um Bolsonaro totalmente enlouquecido, que não sabe o que fazer diante da pandemia e envereda pelo caminho alucinado da “negação da realidade”.

Sua política é necrófila, na medida em que nega o papel do Estado e deixa a situação para que a “mão invisível do mercado” resolva tudo.

De forma descarada, Bolsonaro desafia a ciência, a medicina, os profissionais de saúde e, inclusive, as Forças Armadas, que sabem muito bem o que significa pandemias, guerras químicas, guerras biológicas etc., pois tal emergência, e a necessidade de combatê-la com métodos científicos, faz parte da formação militar.

Atropelado pelo Congresso Nacional, com a aprovação da Renda Emergencial para desempregados, trabalhadores informais e microempreendedores, Bolsonaro insiste no caos, chamando a que a “economia volte a funcionar”, escolas, comercio etc. em plena pandemia, estimulando aglomerações, a indisciplina social e a perda de milhões de vidas.

Para sobreviver à pandemia, e construir o futuro, o Brasil tem que se livrar JÁ de Bolsonaro!

M-26/PT – Seção Brasileira da IV Internacional

………………………………………………………………………… 22 de março de 2020 – Adendo à Resolução do Burô

SE O SISTEMA ESPALHOU O CORONAVÍRUS, SE DEU MAL: O TIRO SAIU PELA CULATRA!

Nós temos consciência de que a condição atual do curso da História é central, não só no que diz respeito à humanidade, mas também à natureza como um todo. Há quem pense que a potência e capacidade de previsão do imperialismo, de seus laboratórios podem ser a base desta crise mundial que “mata velhos e doentes”, porque assim o sistema aliviaria sua crise previdenciária, na linha do que pensa a assassina ex-FMI Christine Lagarde e já afirmou um membro do governo japonês, em 2013 (“O problema não será resolvido a não ser que os idosos morram logo”, Taro Aso, Ministro das Finanças à época).

Há quem pense que o capitalismo sempre se “renova e recicla historicamente” em cada etapa do desenvolvimento tecnológico. Ali estacionaram os Mandel, os Pierre Frank, Lívio Maitan etc… que diziam que a URSS tinha caído por causa do “fracasso tecnológico” da URSS frente ao capitalismo, como os renegados do marxismo que, juntos, esperavam que o sistema se “revitalizasse”; então acabam anunciando um poder infinito (ao sistema capitalista), superior à vida e à existência da natureza, em síntese, O TRIUNFO DA IGNORÂNCIA SOCIAL E DA EXPLORAÇÃO DO SER HUMANO, EXPRESSÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA.

Nós, assim como uma parte importante da humanidade, estamos encarando esta pandemia como a situação que Posadas dizia que poderia acontecer depois de uma Guerra Atômica que realmente acabaria com 50% das formas e meios de vida da humanidade e da natureza. Mas o mais importante não é como surgiu ou quem “criou” o vírus, o importante é qual EFEITO ELE TEM NA LUTA DE CLASSES, pois, como já colocamos em outro comunicado, se alguém de fato criou e disseminou um “vírus para matar velhos e doentes” de forma premeditada para acabar com os “problemas” do sistema capitalista, saibam que ERRARAM FEIO E SÓ ADIANTARAM O CURSO REVOLUCIONÁRIO DA HISTÓRIA. Porque, na VELOCIDADE DA CONSCIÊNCIA, DO PENSAMENTO E DOS SENTIMENTOS NATURAIS DA HUMANIDADE, ESTÁ SE DESENVOLVENDO UM IRREFREÁVEL PARADIGMA DE SOLIDARIEDADE EM FORMA ORGÂNICA QUE NÃO PODE SER DETIDO NEM POR MILHARES DE CORONAVÍRUS nem pelo sistema capitalista.

Isto é de importância central! A humanidade está SEPARANDO O JOIO DO TRIGO, está identificando bem o papel do INDIVIDUALISMO FEROZ DO CAPITALISMO IMPERIALISTA e desmascarando o que é a SOCIEDADE BASEADA NA EXPLORAÇÃO DO SER HUMANO POR UM SISTEMA, não por outro ser humano individualizado, mas pelo sistema, e está vendo que este sistema e seu antagonismo com a vida e a natureza ESTÃO CHEGANDO AO SEU FIM. E então se dá esta eclosão mundial que ajuda a AMADURECER O PENSAMENTO HUMANO DE FORMA INFINITAMENTE MAIS DINÂMICA E SUPERIOR QUE MILHÕES DE COLÓQUIOS, FÓRUNS E CÁTEDRAS COM SEUS PORTFÓLIOS E CURSOS que, muitas vezes, se limitam a discussões sobre a “imortalidade do mosquito”, que não resolvem o elementar e básico da solidariedade do gênero humano consigo mesmo.

Mesmo as milhões de mortes que o Covid19 ocasiona, ainda são menos que as ocasionadas pelo funcionamento do sistema capitalista, e se ele modificar sua estrutura de funcionamento, o óbito seria do próprio sistema.

Nós não consideramos inevitável – assim como Posadas, quando analisava a possibilidade de guerra atômica do sistema contra a humanidade – este custo de milhões de vidas, por isso lutamos contra ele unido aos sindicatos, centrais sindicais, partidos progressistas e revolucionários, trabalhadores da cultura, militares nacionalistas antimperialistas, ecologistas, movimentos em defesa dos direitos das mulheres, aos que lutam diariamente por salário e condições de trabalho.

Aliás, hoje já está na ordem do dia reduzir as horas e dias de trabalho sem redução de salário por conta do nível de desenvolvimento das forças produtivas.

Nós achamos inclusive que o sistema pode tentar derrubar essa via de comunicação, pela qual se realizam milhões de contatos e troca de informações, que é a internet e suas redes sociais. Mas, mesmo assim, isso apenas elevaria a GENiALIDADE DO SER HUMANO EM ENCONTRAR NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO, como faziam os cubanos em plena guerrilha na Sierra Maestra, quando a comunicação, no limite, era feita por “radio boquini” (boca a boca). Isso é otimismo revolucionário!

Reiteramos: se o sistema espalhou o coronavírus, SE DEU MAL, O TIRO SAIU PELA CULATRA! E temos a maturidade da República Popular da China, da Rússia de base Soviética, de Cuba se afirmando no cenário mundial como GIGANTE SOLIDÁRIO, e também a maturidade dos povos que não guardam suas bandeiras, pelo contrário, elevam as reivindicações a uma CONDUTA COMUM DE TODOS: A SOLIDARIEDADE SOCIAL HUMANA, QUE É A SOLIDARIEDADE DO SOCIALISMO.

Abraços fraternos e revolucionários a todos.

Leon Cristalli

Matheu 76 – Ciudad Autónoma de Buenos Aires (1082) –TE 549-1149523623 – Argentina
Guayabos 1631 – MONTEVIDEO – TE 24096456 – República Oriental del Uruguay

2da actualización a la Resolución del BLA del 21-3-2020
Traducción al ruso de síntesis de la Resolución del BLA del 21-3-2020 sobre la Pandemia