A disjuntiva pos pandemia: saida por cima transformadora e socialista ou saida por baixo

Traducción al portugués desde la Sección Brasilera de la IV Internacional (leninista-trotskista-posadista) de la 2da actualización a la Resolución del BLA sobre la pandemia.

Preâmbulo da Seção Brasileira

Onde vai dar a crise mundial destapada pelo COVID19, do ponto de vista sócio-econômico, humano, sanitário, ambiental e politico?? É a pergunta que todo mundo faz! Mas a resposta só virá pela ação dos próprios interrogantes, ou seja, da própria humanidade, hoje dividida em classes, mas só uma delas, a classe trabalhadora encontrará a saída “por cima” da crise que pôs a nu – até para quem não queria ver – toda a podridão do sistema capitalista e seus estertores imperialistas que salienta a sua fase final:

Mal dão conta de combater o coronavírus em seu território, os EUA ameaçam a Venezuela e bloqueiam navios com material medico para Cuba. Comportam-se como ratos acuados que, no desespero, reagem como “tigres”, sem deixar de serem ratos abjetos (com perdão dos ratos, pequenos animais que não tem a capacidade cognitiva dos seres humanos).

No lado sul do Continente, um insano preside o Brasil, ajuda a alastrar a infecção virótica, minimiza a matança de seres humanos e é repudiado em todo mundo!!

O Fora Bolsonaro está na boca do povo!! E sua saída só será viável com um grande movimento emergencial de salvação nacional (movimento, por enquanto, sem possibilidade de grandes mobilizações presenciais). É mais um movimento a “favor do país” do que “contra alguém”, embora esteja claro que as sandices desse governo criam um clima de desordem total na sociedade, de desrespeito às restrições sociais e sanitárias causadas pela pandemia, colocando a vida dos brasileiros em risco total!

Portanto, é necessário constituir um Governo de Emergência Nacional, já comprometido com a convocação de novas eleições presidenciais logo que controlada a pandemia e composto por governadores, partidos, parlamentares, sindicatos, movimentos populares, magistrados, cientistas, sanitaristas, militares democráticos e nacionalistas e intelectualidade. Ou seja, uma engenharia politica para cumprir a travessia da luta contra o coronavírus19, inviável com a presença de Bolsonaro na Presidência da República!

M-26/PT

29 de março de 2020
Segunda atualização da Resolução do Burô Latinoamericano de 21/3/2020

 “A SAÍDA PARA ESTA CRISE É POR CIMA…” e “por cima” significa questionando o sistema e ir avançando no alinhamento das novas formas da transição à nova sociedade, a partir da aplicação de um programa de transitoriedade concreta. E dizemos isso em base ao que o movimento operário argentino já elaborou com os Programas de La Falda e Huerta Grande, e que serve para toda América Latina, como também os programas de Pulacayo, na Bolívia, o programa do congresso de fundação da Frente Ampla, dos Congressos do PT, no Brasil etc… E isso está se mostrando totalmente possível, para além do que possamos escrever nós e milhões de seres humanos preocupados com este ponto de inflexão da história da humanidade, em que ela mostra que em seu interior germinam e se desenvolvem formas superiores de sociedade, que a solidariedade é uma estrutura sólida que, em sua projeção de aplicação social, é ANTICAPITALISTA e NATURALMENTE SOCIALISTA.

Na resolução do BLA(1), afirmamos que “a saída desta crise é por cima”. E o que isso significa traduzido ao cotidiano da vida? Que o sistema precisa ser revisto, que precisamos discutir, sim, como derrotar o coronavírus, mas de forma que a humanidade alcance, depois de superar a pandemia, uma nova sociedade que possa prever o surgimento de ameaças assim – fortuitas ou premeditadas pelo sistema no poder –, e então reconstruir harmonicamente nossa relação com a natureza. Já escrevemos isso no primeiro documento público sobre o coronavírus em 3 de fevereiro de 2020(2).

O sistema atual, capitalista imperialista, quer sair “por baixo”. Ou seja, de modo que as consequências da crise sejam pagas pelos trabalhadores, pela classe média e média alta. Que os profissionais liberais, os militares, os esportistas, o povo em geral segurem o rojão. O capitalismo e seus receituários ao estilo FMI, OEA, Banco Mundial etc… não têm outra saída, porque “sair por cima” significa questionar a si mesmo. Por isso, a contra natura do que faz a imensa maioria da humanidade, que é SOLIDÁRIA E REVOLUCIONARIAMENTE SOCIALISTA, o sistema apresenta como base para enfrentar a PANDEMIA O ISOLAMENTO SOCIAL, QUE É ABSOLUTAMENTE INDIVIDUALISTA DO PONTO DE VISTA FILOSÓFICO SOCIAL, pois é “cada um por si”, inclusive dentro das casas, e cada um prioriza a SUA VIDA e não a dos demais. E dizemos isso mesmo estando, sim, DE ACORDO EM SEGUIR O ISOLAMENTO SOCIAL NECESSÁRIO, MAS COM PARTICIPAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SOCIAL, PARA NÃO DESARMAR O POVO DE SUA CAPACIDADE DE INICIATIVA E DE RETOMAR O TRABALHO, A PRODUÇÃO DE FORMA ORGANIZADA, E CONFORME A SITUAÇÃO EXIGE.

O que de fato o sistema social imperante quer fica escancarado de forma nua e crua na posição do médico Frits Rosendaal, chefe de epidemiologia da Universidade de Leiden, na Holanda, que, em uma opinião “médica”, disse que os velhos e as pessoas mais frágeis não devem ser prioridade nas UTIs, ou seja, porque não produzem mais, porque primeiro vem a “economia”, o status capitalista do poder. Claro que douram a pílula com aquela conversa de que “já viveram bastante” etc…

O sistema se sente encurralado por suas CONTRADIÇÕES QUE NESTES TEMPOS DE SINCERAMENTO JÁ TOMARAM A FORMA ABERTA DE ANTAGONISMO À VIDA. Então, aponta a saída “por baixo”, defendendo de forma midiática uma “solidariedade passiva”, resignada ao que está por vir, negando a SOLIDARIEDADE SOCIAL HUMANA que, sim, aparece e SAIR POR CIMA e se mostra em tempos e espaços atuais como sendo “O SOCIALISMO COMO PERSPECTIVA OBJETIVA DE UMA NOVA SOCIEDADE” (LC, 29 de março de 2020).

A crise do Covid19 está mostrando que não se pode navegar em um mar de contradições do funcionamento do sistema, que, no fim das contas, SEGUE SENDO ANTAGÔNICO À VIDA DO SER HUMANO E À NATUREZA. Qualquer saída que não questione o sistema NÃO É EFETIVA NA PRÁTICA PROGRESSISTA REAL DO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE.

“O coronavírus DESTAPOU A PANELA DE PRESSÃO GLOBAL e mostrou uma realidade que NINGUÉM PODE IGNORAR, que é O FUNCIONAMENTO ANTI VIDA E NATUREZA DA SOCIEDADE CAPITALISTA, que não pode compensar isso com os progressos tecnológicos em tempos de revolução produtiva, que já não gera poder aquisitivo social nem mercado consumidor estável. Uma crise histórica em que a humanidade produz milhões de vezes o que o suficiente para seu desenvolvimento, além da produção supérflua, banal da alta aristocracia imperialista do sistema e, portanto, mostrando também que É INÓCUA essa correria dos mercados de capitais para desenvolver técnicas e tecnologia, cibernética e a robotização do dia-a-dia, porque isso remete a uma superprodução global que termina sendo uma corrida contra a espécie humana e a natureza. É nesse sentido que dizemos que a SAÍDA DESTA PANDEMIA É POR CIMA” (29 de março de 2020).

Nós não somos contra o desenvolvimento tecnológico das forças produtivas, mas questionamos a função que acaba cumprindo sob o sistema capitalista, inclusive na relação de custo-benefício. Ficou claro, com a ação do “Senhor Corona”, que a APARENTE POTÊNCIA DO SISTEMA, COM SEUS ROBÔS SERVEM XÍCARAS DE CAFÉ E ATÉ OLHAM NOS OLHOS E RESPONDEM, NÃO PODE RESOLVER O PROBLEMA CENTRAL DA ACUMULAÇÃO FINANCEIRA DESTA ETAPA DO SISTEMA IMPERIALISTA QUE LEVA À DESTRUIÇÃO DE TODO SER VIVO E DA NATUREZA. O sistema é cego, avança por cima da vida destruindo tudo SEM GERAR PROGRESSO, a não ser para uns 20% da humanidade, e ainda assim SÓ NA FORMA, porque hoje tudo isso está em xeque nos países centrais do sistema capitalista mundial, nos EUA, Alemanha, Inglaterra, França, Itália, onde estão MORRENDO MILHARES DE SERES HUMANOS QUE O CAPITALISMO JÁ NÃO PRECISA MAIS.

E isso, por acaso, é novo? De forma alguma. Mas a questão é a perspectiva: nós dizemos claramente que a solução é uma SAÍDA REVOLUCIONÁRIA, “a saída desta crise é por cima”! E o que significa “saída por cima”? Significa superar a pandemia e ao mesmo tempo questionar o sistema, sua distribuição da renda nacional, e ir avançando no alinhamento das novas formas de transição à nova sociedade, a partir da aplicação de um programa de transitoriedade concreta organizada desde o Estado Nacional. Isso está se mostrando totalmente possível, independentemente do que possamos escrever nós e milhões de seres humanos preocupados com este ponto de inflexão da história da humanidade, quando ela mostra que em seu interior germinam e se desenvolvem formas superiores de sociedade, da qual a solidariedade é uma estrutura sólida que, em sua projeção de aplicação social, é ANTICAPITALISTA e NATURALMENTE SOCIALISTA.

Então, como assim perguntar se é possível?! CLARO QUE É POSSÍVEL! CHINA E RÚSSIA ESTÃO FAZENDO ISSO À SUA MANEIRA. Desigual e combinadamente, mas não de forma degenerada como quer e está fazendo o sistema capitalista.

Em oposição a esta “saída por cima”, o capitalismo defende a ditadura da economia sobre a vida. É a reação tardia, mas perigosa, como o presidente da Argentina Alberto Fernández definiu, chamando de “miseráveis” as altas finanças, que não contribuem em nada e querem ter mais lucros nestas circunstâncias. Mas, no fundo, é todo o sistema capitalista, organizado em torno do capital e não da vida, que se prepara para se acirrar e tentar sujeitar, até escravizar, o ser humano, utilizando o estado e a limitada democracia burguesa contra o povo, os trabalhadores e suas direções de classe, sindicais, políticas, culturais etc… como tem feito o governo do Uruguai, contra a central PIT-CNT e os sindicatos.

É isso que defendem os Boris Johnson, os Trump, os Bolsonaro e os Países “Baixos”, ou melhor, seus baixos representantes, que no fundo pensam nas mortes como uma forma de resolver problemas contábeis dos sistemas previdenciários públicos, na linha do que já disse um ministro das finanças japonês em 2014. Esta é a “saída por baixo”.

No Uruguai, é preciso ir além do “fundo contra o coronavírus” e defender a refundação do país, em base às propostas apresentadas pelo General Seregni na fundação da Frente Ampla, nos problemas dos sindicatos e da Central PIT-CNT, que a “burguesia política” do Uruguai tanto teme.

Está crise não foi feita pelos comunistas, posadistas, socialistas, pelos sindicatos, nem pelos militares. Foi um vírus de milhares de anos, sim, MAS O QUE FEZ ESSA CRISE EXPLODIR FORAM AS CONTRADIÇÕES DO NÍVEL DE VIDA, A OSTENTAÇÃO DE VERDADEIRAS CASTAS DA SOCIEDADE, QUE REÚNEM UNS POUCOS QUE EXPROPRIAM O QUE O PIB DE TODO PLANETA. Uma situação que já deixou de ser contraditória e passou a ser antagônica inclusive ao próprio sistema de produção e distribuição capitalista. Por isso a emissão financeira de bilhões de dólares para sustentar a concentração imperialista e não perder seu papel condutor do capitalismo. Enquanto na Rússia de base soviética, na China Popular, em Cuba etc., se organiza a vida cada vez melhor e de forma mais lógica em consonância ao desenvolvimento das forças produtivas.

Nossos Mestres, Marx e Engels, quando escreveram o Manifesto Comunista, seguramente não achavam que eles veriam sua concretização, pelo contrario, lutaram até o último minuto de suas vidas, como Lênin, Trótski, J.Posadas etc, para deixar para a humanidade as ferramentas para “PASSAR POR ESTE VERDADEIRO CHARCO BIOLÓGICO”. Em sua etapa, há 50 anos, o camarada Posadas usava o termo “CHARCO atômico”, mas agora o curso toma estes atalhos objetivos na discussão da reconstrução da sociedade sem a presença formal da URSS e do campo socialista. A história avança, não se paralisa nem retrocede. Não há involução nenhuma, e o sistema capitalista está morrendo de medo porque sabe que está se reconstruindo essa Frente Única Mundial, com China, Rússia e o que tem de melhor na humanidade em todo o planeta. Uma tarefa que só podia ser feita por uma Internacional Comunista de Massas, que não existe de forma orgânica, mas que está totalmente vigente e viva na forma como estamos reagindo como gênero humano frente a esta situação mundial.

León Cristálli, 29 de março de 2020.

(1) La pandemia y la crisis mundial del sistema en la etapa del sinceramiento del curso de la historia, Declaração do Burô Latino Americano da IV Internacional (leninista-trotskista-posadista), 21/3/2020

(2) El 2019-nCOV, la descomposición del sistema capitalista y la necesidad del socialismo, 3/2/2020. Publicado nos jornais Voz Proletaria (Argentina) e Frente Obrero (Uruguai) e na página www.4tainternacionalposadista.org

 

 

 

Traducción al ruso de las actualizaciones 1 y 2 de la Resolución del BLA sobre la pandemia
2da actualización a la Resolución del BLA del 21-3-2020